A Feira





FEIRA NACIONAL DO ARROZ


21ª FENARROZ



A 21ª Feira Nacional do Arroz (FENARROZ) propõe a ser uma feira de grandes negócios e de atrações turísticas. Será realizada de 12 a 17 de outubro de 2021, no Parque Dr. Ivan Tavares, em Cachoeira do Sul. 
A Fenarroz é um dos maiores eventos orizícolas da América Latina e tem por objetivo central promover e integrar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, além de expor as oportunidades e desafios da cadeia produtiva do arroz. 
A área onde a feira é realizada é um complexo com amplo espaço externo, composto de arruamento asfaltado, pavilhões de exposição, auditórios e o Ginásio D. Pedro I, um dos maiores da região em infraestrutura para eventos de grande porte e acomodação de público. Também está entre os propósitos da 21ª Fenarroz fomentar o ciclo produtivo do arroz para a Região Central do Estado, que é importante polo de produção e beneficiamento, destacando discussões, debates e atualizações técnicas. 
O Rio Grande do Sul concentra um dos mais importantes polos beneficiadores de arroz do mundo e atualmente responde por mais de 70% da produção nacional do grão. 
O município de Cachoeira do Sul responde por grande parcela desta produção nacional, contribuindo para a posição de destaque que o Rio Grande do Sul detém no cenário nacional.

A FENARROZ proporciona que as maiores empresas do setor orizícola do Brasil e de vários países do mundo lancem seus novos produtos. Até a realização da feira, grande parte dos expositores mantém sob sigilo lançamentos de máquinas, equipamentos e implementos para apresentarem em primeira mão aos clientes durante o evento. Indústrias do mundo inteiro estão reconhecendo a feira como uma referência mundial para o mercado orizícola.

É importante destacar que mais de 130 municípios da Metade Sul do RS cultivam o arroz. Desses, 40 possuem indústrias de beneficiamento. Com isso, a cultura do arroz tem uma importância econômica e social de grande relevância para a região. 



EXPECTATIVAS



Em sua 21ª edição, a FENARROZ trará sempre novas tecnologias para o setor com oportunidade de rodadas de negócios. Haverá também atrações culturais, gastronomia e feira comercial.

A FENARROZ 2021 irá reunir em um só local todo o universo da orizicultura, desde o produtor, insumos, logística, máquinas, exportação, mercado vendedor e consumidor, com expectativa de comercialização da área de exposição devendo, mais uma vez, atingir 100% de ocupação.

Com representantes de todo o Brasil e até do exterior, a FENARROZ 2021 já faz parte do calendário de eventos do setor orizícola das empresas e produtores gaúchos e brasileiros, como uma oportunidade para lançar produtos e serviços e fazer contato com o mercado nacional e internacional. Por ser uma das principais vitrines do agronegócio do Sul do Brasil, a FENARROZ se caracteriza ainda pelo fechamento de grande parte dos negócios no pós-feira.

A feira contará ainda com missões empresariais com compradores internacionais, Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, rodadas de negócios e atividades técnicas, quando serão debatidos temas como Gestão e logística na cadeia produtiva do arroz, políticas públicas de diversificação de uso e qualidade do arroz pós-colheita e qualidade; Mercado Externo e Interno.

Também é uma ótima oportunidade negocial para todas as atividades, inclusive financeiras. Como ocorrem sólidos negócios nas mais diversas áreas, entre clientes e produtores de expressivos potenciais econômicos, deve haver oferta de faixas de financiamentos para as diversas áreas, facilitando o fomento à economia do setor.




INFRAESTRUTURA


Na 21ª FENARROZ, serão 100 mil metros quadrados de área de exposição, centenas de visitantes, um público altamente qualificado, formado, em sua maioria, por produtores rurais locais e de todo o território nacional e até do exterior. Mais de 500 marcas estarão em exposição, que levam inúmeras novidades em termos de máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças, entre outros produtos necessários ao aumento da produtividade do cultivo dos produtores rurais, necessário à redução dos custos e aumento da rentabilidade do agronegócio brasileiro.



EDIÇÕES ANTERIORES



Também não há dúvidas de que a FENARROZ marcou a história em suas edições anteriores. A Feira Nacional do Arroz, surgiu, há 79 anos, da necessidade de assinalar com festa o sucesso do arroz irrigado, a crescente produtividade das lavouras de arroz e o estabelecimento das indústrias do setor no município. Quando surgiu, em 1941, a feira era a oportunidade de comemorar a abertura da colheita e brindar a riqueza de Cachoeira do Sul. As primeiras edições tinham como principal característica a festa, mas logo outros conceitos foram agregados. O que antes estava centrado na lavoura e no engenho passou a agregar toda a cadeia produtiva do arroz no Rio Grande do Sul, grande celeiro do arroz do Brasil e das Américas.

Discussões sobre comercialização, políticas de incentivo, linhas de financiamento e parcerias entre governos, produtores e empresários. Em 2018, em sua 20ª edição, foi proporcionado que as maiores empresas do setor orizícola do Brasil e de vários países do mundo, lançassem seus novos produtos, equipamentos e implementos para apresentarem aos clientes. Indústrias do mundo inteiro estão reconhecendo a FENARROZ como uma referência mundial para o mercado orizícola.

A FENARROZ contou ainda com múltiplas atrações para completar a programação com atividades festivas. Recebeu a visita oficial de múltiplas autoridades estaduais e federais, e de muitos prefeitos de municípios da região.

A feira se caracteriza ainda pela presença de inúmeros repórteres de diversos órgãos de imprensa regionais, estaduais e nacionais, que se fazem presentes fazendo a cobertura do evento, o que resulta na projeção nacional da feira.

A última edição teve aproximadamente o prestígio de 60 mil acessos de público em geral durante os seis dias de evento. Ressalta-se que a feira é voltada principalmente para o agronegócio focada na cadeia produtiva do arroz, mas não deixa de lado a realização de shows e atrações gerais voltadas ao lazer.

Na difícil missão de processar o volume de negócios, a Executiva divulgou através de sistema de amostragem (divulgado por expositores) a quantia de R$ 220 milhões em negócios, somadas as vendas, pré-negócios e vendas programadas, dos grandes expositores (indústria, implementos, máquinas e veículos), do comercio lojista e geral, da agricultura familiar e alimentação.

 



NÚMEROS DA 20ª FENARROZ



Acessos pelas bilheterias: 20.445 pessoas (incluindo na soma os ingressos de meia entrada)

Acessos pelos estacionamentos com motorista: 3.157 veículos

Expositores, imprensa e prestadores de serviços: 1,8 mil credenciais - Considerando dois acessos por dia em 6 dias: 18 mil acessos

Público médio somado nas 19 palestras técnicas realizadas: 2 mil pessoas

Convites entregues aos expositores, que repassaram a seus convidados: 4 mil convites

Circulação da representação das entidades convidadas: 1.100 acessos

Convidados da feira: 500 pessoas

Cortesias: 1.000 convites

Público dos shows: 5 mil acessos

Acessos gratuitos de representações escolares: 3 mil acessos




OBJETIVO PERMANENTE



O evento tem como público alvo todos os elos da cadeia produtiva do arroz. Produtores rurais, beneficiadores de arroz, supermercadistas, atacadistas, exportadores, importadores, operadores de logística, indústria de máquinas e equipamentos agrícolas, instituições de pesquisa, universidades e todos os fornecedores de produtos e serviços para a cadeia produtiva do arroz. Autoridades constituídas e veículos de comunicação, também, integram o grupo de convidados para que participem da FENARROZ 2021, seja como visitantes ou como expositores. Por tratar-se de um evento negocial, mas também com seu aspecto festivo, é aberto ao público em geral, de todas as camadas sociais.

 



PROTOCOLOS SANITÁRIOS para a 21ª edição



A feira compromete-se a observar todas as recomendações das autoridades sanitárias, o distanciamento controlado estabelecido pelo Estado do Rio Grande do Sul, bem como medidas que vierem a ser estabelecidas pela Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, evitando aglomerações e priorizando sempre as atividades no formato virtual. 

Esta edição da feira deverá ocorrer em formato híbrido. 





© Feira Nacional do Arroz  >  21ª Fenarroz - Multifeira Internacional  >  12 a 17 de outubro de 2021

Telefone: +55 (51) 3722 2425 e (51) 3724 1616   -   E-mail: fenarroz@fenarroz.com.br
Fotos: Estúdio Niágara, Colortec, Robispierri Giuliane, SulFotos, JE Mídia Visual, Sérgio Ellwanger
Veja nossa página no Facebook Admin S-maq Soluções Web